Reação, calagem, gessagem e solo
Qual importância de uma boa amostragem, para reação do seu solo? Diferentes trabalhos mostram a eficiência da amostragem setorizada ou por zonas de manejo. Quando a zona de manejo é definida com base na aptidão natural do solo, toda prática de coleta ou amostragem fica mais representativa. Isto porque estas zonas são definidas com base em características que expressão aptidão para respostas de calagem e gessagem.
Como diagnosticar os locais com diferentes reações na sua fazenda? Na agricultura estamos acostumados a realizar e interpretar análises como textura, fertilidade, macro e micronutrientes. Essa qualidade da fertilidade do solo é uma consequência da aptidão natural da terra. A análise de tipologia de argila representa uma das causas da variação da fertilidade dos solos, e claro, que as práticas de manejo impactam diretamente no potencial da fertilidade. Porém cada fazenda, cada talhão, possui uma aptidão ou potencial natural de reação a calagem ou gessagem relacionada a tipologia de argila.
Como as fontes de insumo impactam na reatividade do solo? Existem diferentes fontes de calagem (calcáreo dolomítico, calcítico) bem como diferentes fontes de gessagem (fofogesso e gesso natural). Você já deve ter observado que nos solos de sua fazenda, mesmo seguindo recomendações básicas de PRNT, V%, Al%, existem diferentes potenciais de resposta a calagem e gessagem. Uma das causas é a tipologia de argila. A tipologia de argila expressa, não o teor de argila, mas o tipo de mineral natural presente no solo da sua fazenda. As diferentes fontes de calagem ou gessagem reagem de forma distintas em cada zona de manejo de tipo de argila.
Gostou do conteúdo? Veja mais sobre o assunto nos materiais Conheça o verdadeiro potencial do seu solo e DNA da Terra: Mapa Genético do Solo.