É possível produzir, mas sem desmatar?
O Brasil ganhou um apelido nos últimos tempos: o celeiro global. A população mundial já chega à casa dos 8 bilhões. E o Brasil é um dos principais responsáveis para produção suficiente de alimentos. Olhando somente para a safra de soja de 2022/23 espera-se um recorde de produção. Cerca de 21% a mais que na safra anterior, segundo informações da CONAB.
E o preço da saca? A estimativa é que também aumente em aproximadamente 7%. A menor oferta mundial do grão, torna o Brasil o maior exportador mundial, com 89 milhões de toneladas. E outras culturas anuais como: milho, feijão, algodão, também terão aumentos em sua produtividade.
Quando vemos esse aumento na produção, mercado de exportação favorável, logo pensamos: “Desmataram o restante das florestas e plantaram!” E acredite, foram pouco mais de 3%. Aumentamos 7 vezes mais nossa produção, com o cultivo em apenas 3% a mais de áreas, em relação à safra de 2021/22. E uma única palavra pode definir este cenário: CONSCIÊNCIA.
Produzir mais em áreas já cultivadas, não exige apenas investimento, mas exige consciência, de se praticar uma boa agricultura. E o solo deve ganhar o maior destaque. Muitos produtores já têm consciência de que conhecer o solo, faz toda diferença na sua produtividade. O mapeamento por zonas mínimas de manejo, o conhecimento de tipologia de argilas, e a adoção de fontes alternativas de insumos tem mudado o cenário atual da agricultura.
Pense em iniciativas globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e acordos globais sobre mudanças climáticas. Muitos destes vem dando maior destaque ao solo. Até recentemente pouco se falava sobre as funções ecossistêmicas do solo e como estas afetam a dinâmica de todo ambiente, seja ele agrícola ou natural. O solo deve ser visto como o ponto de partida. Quanto mais conscientes da importância do solo, mais iremos conhecê-lo. E quando trabalhamos com o que conhecemos aumentar a produtividade será apenas um dos benefícios.
Quer saber mais sobre o tema? Acesse os links:
Perspectiva para a Agropecuária volume 10; Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil; Food: The global farm