Como melhorar a reação com o solo da fazenda?
Você sabia que o solo é um sistema extremamente dinâmico? Sabia que qualquer prática dentro da sua fazenda pode alterar as dinâmicas do solo? O solo tem sido foco mundial nos últimos anos. E nesse cenário tem sido discutidas as funções ecossistêmicas do solo. Assim como a água, as plantas e os animais participam de grandes ciclos, que ditam a dinâmica dos ecossistemas terrestres. O solo também participa e tem muitas funções importantes. As argilas presentes no solo, aquelas partículas de tamanho manométrico, que imprimem o DNA do solo, ditam a dinâmica destas funções.
Uma das funções do solo está relacionada a capacidade de produção de plantas. Sustentar as grandes lavouras, pastagens e animais. Todavia para que aquele solo condicione o melhor ambiente para desenvolvimento de plantas, precisamos fazer uso das práticas de calagem e gessagem. Práticas comuns da agricultura. Mas o que poucos sabem é as argilas do solo ditam qual o poder de aproveitamento destas práticas.
Mapear e conhecer qual o tipo de argila que cada solo tem permite adotar doses mais assertivas para as práticas de correção do solo. Além disso, os mapas norteiam os locais onde são necessários produtos mais ou menos reativos. Desta forma o produtor garante que o solo forneça a planta um ambiente adequado para que a mesma expresse todo seu potencial genético. E também economizar ao comprar os corretivos de solo.
Quer saber mais sobre os tipos de argila do solo e a reatividade? Acesse o link:
Sugarcane yield and quality using soil magnetic susceptibility