Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura
Encontro aconteceu em Patrocínio no Centro de Excelência do Café, no Campo Experimental da EPAMIG. A 4° edição da feira de inovação e tecnologia foi realizada pela Fundaccer (Federação dos Cafeicultores do Cerrado) e a EPAMIG com apoio da Emater-MG, Consórcio Pesquisa Café, Unicerp, Sebrae, Fapemig, CNPq, INCT Café, Uniube e Celeiro Fazu. Mais de 1400 pessoas já participaram das quatro edições do evento que mescla dia de campo, salas temáticas e painéis para transmitir de maneira prática resultados de novas tecnologias voltadas para as características e particularidades da cafeicultura no Cerrado Mineiro.
Quanticum participou da 4° edição da feira mostrando sua tecnolgia magnética para mapeamento de terroir e caracterização da qualidade de bebida. O magnetismo do solo foi útil na identificação de locais com diferentes potenciais para produzir grãos de café na região de Patrocínio-MG. Locais com mesmo solo, mesma altitude e cultivares, porém com diferentes valores magnéticos que expressão argilas de diferentes qualidades, tiveram diferentes potencias de produtividade, bebida e nuances como frutas verelhas, cacau, floral, dentre outras caracteristicas quali-quantitativas.
“Muitos resultados, como as cultivares adaptadas as condições do Cerrado Mineiro foram apresentadas aos produtores, que puderam ter contato direto com as plantas" comentou o pesquisador da EPAMIG Gladyston Rodrigues Carvalho, para equipe organizadora do evento. João Paulo Felicori Carvalho, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundaccer, complementou: “A Fundaccer como braço da pesquisa da Federação dos Cafeicultores do Cerrado tem um papel fundamental de ouvir as demandas dos produtores e buscar especialistas e estudos que possam atender a essas demandas de maneira prática, trazendo resultados eficientes para o cafeicultor”.
Quer saber mais sobre ambientes de produção para café com base no magnetismo do solo? Clique aqui