Conhecer o solo pode ajudar a lidar com as adversidades climáticas?
A soja é um dos grãos mais cultivados no Brasil. Segundo dados da CONAB são mais de 43 milhões de hectares cultivados com o grão, com uma produção de 152.889 mil toneladas, e mais de 500 mil toneladas para importação. A produção de soja é altamente tecnificada. Todo ano surgem novas cultivares, novos insumos e semelhantes para melhorar a produtividade da cultura. A intenção sempre é o aumento da produtividade, mas as condições climáticas ainda podem ter grande influência na fase final da cultura.
A maior parte das regiões produtoras estão em situações favoráveis para o desenvolvimento da soja, mas algumas encontram-se com falta de chuva na fase final do desenvolvimento da espécie, ou muitas chuvas que impactam na colheita. Segundo pesquisa realizada pelo Canal Rural, 72% dos produtores entrevistados apontam o clima, como o principal entrave para a produção de soja. São condições que por meio de várias tecnologias são previstas, mas sempre ocorrem cenários extremos não esperados. O que pode dificultar o desenvolvimento das plantas.
Sabemos que não podemos controlar o clima. Mas podemos ter conhecimento de todos os sistemas envolvidos para a manutenção de uma boa lavoura. O planejamento agrícola e o uso da agricultura de precisão, são alguns dos pontos muitos citados para ter maior controle sobre possíveis adversidades. Todavia, o solo deve estar incluído em todas as fases. Conhecer em detalhes as características do solo garante o desenvolvimento saudável da soja durante todas suas fazes. E pode permitir lidar com adversidades climáticas em diferentes épocas.
O solo tem sido o foco de inúmeras pesquisas. Por muito tempo o investimento era em cultivares, genética, fungicidas, herbicidas. Porém estudos recentes mostram que o solo possui diversas funções ecossistêmicas que podem controlar o desenvolvimento das plantas e garantir a segurança alimentar de forma sustentável. Para que tanto seja possível é necessário mapear e conhecer sua totalidade de atributos. Em casos extremos de degradação podem ser adotadas tecnologias alternativas, como o processo de remineralização do solo. Conhecendo todas as adversidades possíveis, e formas alternativas de driblá-las será possível garantir e aumentar a produtividade das culturas.
Quer saber mais sobre como o solo pode auxiliar no desenvolvimento das culturas?
Production and evaluation of potassium fertilizers from silicate rock
Assinatura magnética em áreas específicas de manejo na geração de protocolos de calagem