Quanto devo investir para aumentar a produtividade?
Existe uma quantidade correta de amostras de solo para minha fazenda?
Todas as atividades realizadas na propriedade visam o aumento da produtividade, mas nem sempre o custo de investimento sustenta o potencial produtivo. Para conhecer o potencial produtivo da sua fazenda é necessário um planejamento adequado de amostragem do solo. Existe um número ideal de amostras, que garante a representatividade da área e não gera prejuízos. Conhecendo cada talhão, você terá consciência do seu potencial.
Existem áreas que nem mesmo com o maior investimento, em amostragem, tecnologia, cultivares e etc, irão produzir mais. Saber quais são essas áreas te permite investir onde o retorno é garantido. O planejamento estratégico entre o custo de produção e o potencial produtivo, deve considerar todas as etapas até comercialização da sua lavoura, inclusive a amostragem do solo.
Porque um talhão produz mais que o outro, mesmo o investimento sendo igual?
Podem existir inúmeras respostas para esta pergunta, mas vamos olhar para debaixo dos nossos pés. A terra parece a mesma quando você olha, a cor é idêntica, a área é plana, a distribuição da chuva é uniforme, então por que a diferença? No solo existem vários tipos de argilas, partículas manométricas, que ditam todo o seu comportamento, físico, químico e até mesmo biológico.
Estas nanopartículas podem mudar em poucos metros tornando um talhão diferente do outro. Fazendo com que um talhão seja produtivo e outro nem tanto. Quando você não conhece estas argilas, não sabe sua ocorrência e distribuição, trata o talhão 1 igual o 2, investe de forma semelhante, porém o retorno não será satisfatório. Neste caso a produtividade pode não andar lado a lado ao investimento. O mapeamento destas argilas permite que o investimento seja equivalente ao potencial produtivo e maior produtividade de cada talhão.
O manejo de fontes alternativas de insumos deve acompanhar o potencial produtivo dos seus solos. Nem sempre o melhor e mais caro insumo terá incrementos satisfatórios na produtividade. Usa-los sem conhecer o solo de sua fazenda pode causar um grande prejuízo. E por que isso acontece? Existem solos com diferentes potenciais produtivos, ditados pela sua mineralogia, seu DNA. Para manejar corretamente as fontes alternativas de insumos eu preciso conhecer suas capacidades e limitações.
Amostrar o solo, fazer análises e mapeá-lo, garante o conhecimento de características especificas de cada talhão. Garante que se conheça qual o potencial produtivo daquela área, ou seja, em que local eu posso investir, com retorno certo, ou em que local, que mesmo tendo um alto investimento o retorno será baixo e as vezes até com prejuízos. A escolha e recomendação adequada das fontes alternativas de insumo se inicia com o solo.