Como escolher a variedade de café ideal?
Uma das dúvidas comuns quando vamos plantar é: qual variedade escolher? O maior foco tem sido escolher com base no porte, vigor, diâmetro da copa, ciclo de maturação, resistência a pragas e doenças, aspectos relativos à qualidade de bebida e tamanho do grão e adaptação as condições climáticas. Excelente, se considero estes fatores terei alta produtividade de grãos e um café de ótima qualidade de bebida. Errado!
É aí que está um grande perigo, escolher variedades apenas conforme parâmetros da planta e climáticos, sem considerar o solo. Imagine uma Ferrari, modelo do ano, alta tecnologia de designer, curvas que auxiliam na aerodinâmica do vento para ganhar velocidade, melhor aproveitamento de combustível, peças em fibra de carbono para deixar o carro mais leve, motor de alta potência, tração e outros adendos, um carro de cerca de R$ 6 milhões, preparado para altas velocidades. Imagine esse carro em uma rodovia, cheia de buracos, pedaços de asfalto se desfazendo, o potencial dele poderá ser aproveitado?
O mesmo acontece quando escolho uma variedade de café me baseando apenas em parâmetros da planta. O solo será seu suporte de vida, ele será responsável por disponibilizar água e nutrientes ao logo de todo seu desenvolvimento. Sem conhecê-lo é impossível esperar uma boa produtividade e boa qualidade de bebida de café. A amostragem estratificada de toda sua propriedade poderá definir talhões com diferentes tipos de solo, onde diferentes variedades poderão se adaptar melhor ou pior.
E o tipo de argila do meu solo? Pode me auxiliar nessa escolha? Sim. O café pode expressar a variabilidade do solo em diferentes níveis de produtividade e qualidade de grãos e bebida. Existem argilas que proporcionam a planta condições para que expresse todo o seu potencial genético. Garantindo altas produtividades e uma boa qualidade de bebida. Isso pode auxiliar não só na escolha da cultivar, mas na seleção de talhões que me forneceram grãos de melhor qualidade. Agregando qualidade e valor a minha safra.
E claro a escolha da variedade deve ser adequada aos insumos que são adotados. Produções orgânicas, sustentáveis, levam em consideração fontes de insumos diferentes dos convencionais. E quando vamos escolher as variedades devemos pensar naquela que será mais adequada ao tipo de insumo que utilizo. Ou que tenha a capacidade de adaptar aos vários insumos que vem surgindo para uso na agricultura. As escolhas de ambos devem levar em consideração o tipo de solo e suas argilas.
Quer saber mais sobre as argilas e a produtividade de café?
Cor do solo na identificação de áreas com diferentes potenciais produtivos e qualidade de café
Dados Espectrais dos Solos do Centro-oeste Paulista por Meio de Sensores Próximos