Mercado de carbono e a qualidade das argilas
Com tecnologia pioneira Quanticum mapeia e identifica a qualidade das argilas em diferentes níveis de detalhe (local, regional e estadual). O mapa de qualidade das argilas representa os fatores e processos de formação do solo. Os diferentes tipos de argila auxiliam na estabilização da matéria orgânica, e portanto, na manutenção do estoque de carbono. Logo, o potencial de estoque de carbono no solo é uma consequência desses fatores e processos naturais do solo intensificados pelo manejo.
Mapear a qualidade das argilas é identificar locais com diferentes potenciais de emissão de gases, para estocar carbono, além de auxiliar na criação de um plano de ação para crédito de carbono. Adequar as práticas de manejo para maximizar esse sequestro de carbono para o solo considerando a qualidade das argilas já é uma alternativa para o mercado sustentável.
Diferentes mecanismos tem sido utilizados e propostos na precificação para crédito de carbono rumo a uma economia sustentável. No agronegócio tropical, os solos merecem destaque no mercado de carbono, pois são verdadeiros reservatórios naturais de CO2. Temos mais carbono armazenado nos solos do que nas plantas e na atmosfera. Esse estoque de carbono é afetado pelo manejo, temperatura e também pela qualidade das argilas.
Os mapas de tipos de argila gerados em diferentes detalhes e disponibilizados via plataforma on-line são uma alternativa rápida e inteligente para ajudar em ações brasileiras para economia de baixo carbono como o Plano ABC e o RenovaBio.