Colheita e o solo, qual a relação?
Você investe em bom maquinário, em boas cultivares, adubos importados, tecnologias variadas, mas na hora de colher, o resultado não muda. Investe mais, outra cultivar, novas tecnologias, outro tipo de adubo, e na colheita, o resultado anterior se repete. Por que isso ocorre?
Muitos produtores se esquecem de olhar para baixo, para o solo. Onde uma boa colheita se inicia. Conhecer o solo, mapear seus atributos, deficiências, disponibilidade é garantir uma colheita de qualidade. Isso porque alguns solos, independente do investimento, não retornará com resultados satisfatórios. Enquanto outros tipos de solo o menor investimento, gerara maior produtividade e maior qualidade da sua produção. Esse conhecimento só possível com a amostragem setorizada.
Existem no solo inúmeros tipo de argilas, e estas governam os demais atributos do solo, sejam eles físicos ou químicos. As argilas são partículas nanométricas e de difícil quantificação. Logo o mapeamento detalhado destas, e de forma acessível a pequenos, médios e grandes produtores, inviável. Entretanto o avanço das tecnologias criou sensores modernos e rápidos para confecção destes mapas.
Quando mapeamos estas argilas podemos definir com maior precisão as práticas de manejo do solo. Planejar com base no conhecimento específico de cada talhar na sua propriedade. Existem argilas que nem mesmo com o maior investimento em tecnologia resultará em resultados satisfatórios na sua colheita.
O uso de fontes alternativas de insumo, já vem sendo amplamente adotado na agricultura. Adubos orgânicos, organo-minerais, pó de rocha, são alguns exemplos destes insumos. Porém o uso dos mesmos deve ser devidamente planejado. Amostrar o solo corretamente, conhecer sua tipologia de argila permite aplicação correta destes insumos.
A produtividade das lavouras, e sua qualidade deve ser planejada, iniciando pelo solo. Conhecendo o solo, a recomendação das fontes alternativas de insumos influencia em todo o desenvolvimento das espécies, e na sua produtividade final.
Quer saber mais produtividade e qualidade do grão de café e os tipos de solo?
Acesse o material: Cor do solo na identificação de áreas com diferentes potenciais produtivos e qualidade de café